ELETRONEUROMIOGRAFIA

DEFINIÇÃO:

A Eletroneuromiografia é umprocedimento diagnóstico utilizado para avaliar o estado de funcionamento dosnervos sensitivo, nervos motores e músculos.

O Exame é dividido em duasetapas:

1)      Primeiraetapa: utiliza eletrodos para poder transmitir e detectar os estímuloselétricos e desta forma avaliar as características do sinal dos nervossensitivos e motores.

2)      Segundaetapa: utiliza um eletrodo de agulha , o qual é inserido diretamente nomúsculos e dessa forma registra a atividade elétrica gerada no próprio músculo(a agulha é bem fina e portanto não dói como na coleta de sangue).

O exame pode revelar a presençade disfunção do nervo, músculo ou da transmissão do sinal entre o nervo e omúsculo.

INDICAÇÃO:

O seu médico pode solicitar oexame quando existem sinais e sintomas que indiquem a presença de disfunção emnervos e músculos. Tais sintomas podem incluir:

- Dormências.

- Formigamentos.

- Áreas de Anestesia (perda desensibilidade).

- Fraqueza Muscular.

- Dor Muscular ou Cãimbras.

- Dores.

O exame de Eletroneuromiografiapode diagnosticar e excluir uma série de condições clínicas, tais como:

- Desordens Musculares, tais comoDistrofia Muscular e Polimiosite.

- Neuropatia Periférica.

- Síndrome do Túnel do Carpo.

- Radiculopatias (Hérnia deDisco, por exemplo).

- Doenças do Neurônio Motor(exemplo: Esclerose Lateral Amiotrófica)

PREPARO PARA A REALIZAÇÃO DO EXAME:

Não utilize cremes, protetorSolar ou óleos na pele no dia em que for realizar o exame. O uso dessesprodutos dificulta e pode impossibilitar a realização do exame.

As Mulheres devem ir  com vestido de alça e short por baixo ou levaros mesmos para a realização do exame.

Os Homens devem ir de short ecamiseta ou levar os mesmos para a realização do exame.

CONTRAINDICAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DO EXAME:

O exame de Eletroneuromiografia éum procedimento seguro e as complicações são extremamente raras.

Sempre avise ao médico antes dede realizar o exame caso esteja utilizando medicamentos para anticoagular osangue ou se possui algum problema na coagulação sanguínea, tais comoHemofilia.

Sempre avise ao médico se possuialgum dispositivo elétrico implantado.