ELETRONEUROMIOGRAFIA

DEFINIÇÃO:

A Eletroneuromiografia é um procedimento diagnóstico utilizado para avaliar o estado de funcionamento dos nervos sensitivo, nervos motores e músculos.

O Exame é dividido em duas etapas:

1)      Primeira etapa: utiliza eletrodos para poder transmitir e detectar os estímulos elétricos e desta forma avaliar as características do sinal dos nervos sensitivos e motores.

2)      Segunda etapa: utiliza um eletrodo de agulha , o qual é inserido diretamente no músculos e dessa forma registra a atividade elétrica gerada no próprio músculo(a agulha é bem fina e portanto não dói como na coleta de sangue).

O exame pode revelar a presença de disfunção do nervo, músculo ou da transmissão do sinal entre o nervo e o músculo.

INDICAÇÃO:

O seu médico pode solicitar o exame quando existem sinais e sintomas que indiquem a presença de disfunção em nervos e músculos. Tais sintomas podem incluir:

- Dormências.

- Formigamentos.

- Áreas de Anestesia (perda de sensibilidade).

- Fraqueza Muscular.

- Dor Muscular ou Cãimbras.

- Dores.

O exame de Eletroneuromiografiapode diagnosticar e excluir uma série de condições clínicas, tais como:

- Desordens Musculares, tais como Distrofia Muscular e Polimiosite.

- Neuropatia Periférica.

- Síndrome do Túnel do Carpo.

- Radiculopatias (Hérnia de Disco, por exemplo).

- Doenças do Neurônio Motor(exemplo: Esclerose Lateral Amiotrófica)

PREPARO PARA A REALIZAÇÃO DO EXAME:

Não utilize cremes, protetor Solar ou óleos na pele no dia em que for realizar o exame. O uso desses produtos dificulta e pode impossibilitar a realização do exame.

As Mulheres devem ir  com vestido de alça (se o exame for nos braços) e short por baixo ( se o exame for nas pernas)  ou leva lós mesmos para a realização do exame.

Os Homens devem ir de short ( se o exame for nas pernas) e camiseta (se o exame for nos braços) ou levar os mesmos para a realização do exame.

CONTRAINDICAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DO EXAME:

O exame de Eletroneuromiografia é um procedimento seguro e as complicações são extremamente raras.

Sempre avise ao médico antes dede realizar o exame caso esteja utilizando medicamentos para anticoagular o sangue ou se possui algum problema na coagulação sanguínea, tais como Hemofilia.

Sempre avise ao médico se possui algum dispositivo elétrico implantado.